O que é ERGONOMIA?!

Para quem não sabe, trabalho com condicionamento físico há mais de 8 anos, com ginástica laboral em empresas há mais de 4 e agora estou me especializando em ergonomia. Mas o que é ergonomia? O que é que isso tem a ver com minha área?
Foi justamente o dia a dia com meus alunos, seja de personal ou nas empresas, que me levou a buscar a ergonomia. Isso porque mesmo treinando e/ou fazendo exercícios de alongamento sempre vem um ou outro aluno se queixando de algum tipo de dor. Sempre que isso me acontece paro pra pensar... Será que estou fazendo alguma coisa de errado? Será que não estou focando o treinamento ou o alongamento? O que então eu poderia fazer para minimizar esses quadros de dores? Passei a observar e questionar como meus alunos trabalhavam e as respostas foram as piores possíveis. Mesas mal estruturadas, notebooks na altura errada, cadeiras sem apoio para braços, muito tempo sentados com a coluna toda torta, entre outras respostas. Agora pensem comigo... Normalmente um aluno meu treina de 2 a 3 horas por semana e um trabalhador que eu atendo nas empresas faz exercícios no máximo 45 minutos por semana. É pouco? Claro que sim, mas já ajuda muito (aqueles que não fazem nada devem sofrer muito mais!). Continuei pensando e fiz algumas continhas básicas. O dia tem 24 horas, logo a semana tem 120 (sem contar sábado e domingo). Destas 120 horas, 30 horas passa-se dormindo, em média. Das 90 que sobraram, mais da metade passa-se trabalhando. Conclusão: das 40 a 50 horas trabalhadas por semana a maioria fica em uma postura completamente errada. É impossível com apenas 3 horas de ginástica por semana prevenir lesões. Foi daí que surgiu a idéia de me especializar em ergonomia.
Ergonomia (Ergos = trabalho e Nomos = regras) nada mais é do que o estudo da adaptação do trabalho ao homem. Procurar adaptar o ambiente de trabalho as pessoas baseado em regras e normas fazendo que com produzam melhor, porém de maneira confortável e eficiente. Estudar, medir, observar seu posto de trabalho (seja na empresa ou na sua casa) e realizar as possíveis correções já basta para que sua postura melhore e, consequentemente, você não sinta nenhum desconforto ou dor muscular. Com a ergonomia é possível conscientizá-lo da melhor forma de se posicionar a frente do computador, de como se sentar corretamente, de como seus braços e mãos devem ficar ao usar o mouse e o teclado. Pare para observar sua postura agora enquanto lê este artigo... está sentado direito? A coluna não está inclinada para frente? O monitor está posicionado na altura dos seus olhos? Seus pés estão apoiados no chão uniformemente? Além disso, a ergonomia serve para orientá-lo com relação aos melhores alongamentos ou exercícios e de quanto em quanto tempo deve-se fazê-los para relaxar a musculatura mais exigida no dia a dia.

Após tudo isso se pode dizer que ergonomia tem TUDO a ver com a área da saúde, uma vez que ela se preocupa com o nosso corpo durante uma jornada de trabalho. Então não perca tempo e procure se informar a respeito de como melhorar seu ambiente de trabalho, de como trabalhar de uma maneira mais confortável e render mais. Se precisar de ajuda procure um especialista.