Você já se imaginou daqui a alguns anos?!

DIGA NÃO AO SEDENTARISMO

A grande maioria sabe que sou professor de Educação Física e, consequentemente, me preocupo com a minha e com a sua saúde! Por isso "cuido" da saúde dos meus alunos (personal training). Por isso abri uma empresa para "cuidar" da saúde dos trabalhadores. Por isso fiz este blog, para discutirmos tudo isso!

Mas nem sempre o que eu busco fazer é o suficiente. Não depende de mim se você vai ser uma pessoa saudável. Posso dar dicas, mostrar caminhos, mas cabe a você decidir como seguí-lo!

Ultimamente tenho visto muitos programas de rádio, de tv e de jornal incentivando as pessoas a adquirir hábitos de vida mais saudáveis. Mas ainda vejo muita gente sedentária, se alimentando mal e dormindo pouco!

Sedentarismo é definido como a falta, ausência e/ou diminuição de atividades físicas ou esportivas. Considerada como a doença do século, está associada ao comportamento cotidiano decorrente dos confortos da vida moderna. Pessoas que tem um gasto calórico reduzido semanalmente pela ausência da prática esportiva são consideradas sedentárias ou com hábitos sedentários. E uma pessoa sedentária corre muito mais risco de desenvolver doenças sérias como hipertensão arterial, diabetes, obesidade, aumento do colesterol, etc.

Outro ponto importante, e o principal que quero abordar, é que a inatividade física faz com que seus músculos diminuam mais rapidamente do que se você fosse uma pessoa ativa. A partir dos 30 anos nossa massa muscular já começa a cair, obviamente que bem lentamente. Mas essa queda se acelera abruptamente a partir dos 50 anos e se você continuar inativo vai sentir isso sabe quando? Quando ficar idoso. Dificuldade em levantar de uma cadeira, levantar da cama, a diminuição na velocidade do passo, problemas de equilíbrio, quedas e risco de fraturas são reflexos de fraqueza nas extremidades inferiores do corpo. Atividades que fazia com rapidez ficarão mais lentas. Falo isso até de um jeito que não gosto muito, mas é para conscientizá-lo a agir agora e não deixar para depois!

Mas o que fazer?! Trinta minutos de atividade contínua por dia já basta para tirá-lo do grupo dos sedentários! Exercícios em casa também são eficazes para começar... Posso dar dicas se você quiser! Vamos nos mexer mais!!

Faz parte da natureza envelhecermos, mas envelhecer com saúde depende só de VOCÊ!


Pense nisso!

RESPEITO AOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS!!

ESSA VAGA NÃO É SUA NEM POR UM MINUTO!!



Concebido para circular nas redes sociais, o movimento “Essa vaga não é sua nem por um minuto” foi uma iniciativa de mobilização da TheGetz para chamar a atenção da sociedade para a necessidade de respeito às vagas de estacionamento para pessoas portadoras de necessidades especiais depois de um episódio de desrespeito a uma cadeirante em um estacionamento de supermercado em Curitiba. Em pouco mais de um mês, o manifesto ganhou mais de mil adeptos no Facebook e se propaga por outras mídias online.

Segundo o diretor institucional da TheGetz, o propósito da campanha, além de mobilizar pessoas para esta causa, é provocar ações efetivas por parte dos governantes. “Com o movimento, o que se pretende é ampliar a visibilidade para a necessidade do respeito à figura do deficiente, que em nada se diferencia, em direitos e deveres, das pessoas tidas como normais. Para isso, o apoio das esferas políticas é fundamental para que causas como essas possam ser vistas e ampliadas”, completa.

O Vídeo

O uso indevido de vagas destinadas a portadores de necessidades especiais é o foco do vídeo que TheGetz para encabeçar a ação "Esta vaga não é sua nem por um minuto".
Como a principal desculpa para a ocupação de vagas exclusivas é a do pouco tempo de permanência no estabelecimento - o “apenas um minuto” - a agência colocou cadeiras de rodas em vagas normais e registrou a reação das pessoas em um estacionamento de Curitiba. O resultado é o vídeo abaixo, que já foi veiculado por diversas redes sociais, como facebook, twitter e youtube. Confira:


Para refletir...
Respeito e educação devem vir sempre em primeiro lugar!
A intolerância nesta cidade maluca está cada dia pior. Pessoas só pensam no próprio nariz e no trânsito fica claro como é cada um por si!
Precisamos mudar isso!!

Princípios Biológicos do Treinamento Físico

Princípio da Continuidade e Reversibilidade

Os princípios do treinamento físico são regras gerais, com base nas ciências biológicas e pedagógicas, cuja importância deve-se à influência deles na melhoria ou na manutenção da aptidão física. Existem basicamente nove princípios de treinamento que são imprescindíveis na elaboração e planejamento dos treinos, que são: princípio da individualidade biológica, da adaptação, da sobrecarga, do volume e intensidade, da continuidade e reversibilidade, da variabilidade, da especificidade, da conscientização e da saúde.

Todos estes princípios apresentam seu grau de importância na programação do treinamento, porém um princípio deixado muitas vezes de lado pelos praticantes de atividade física e que sem dúvida nenhuma interfere muito nos demais é o princípio da continuidade e reversibilidade.
    
Pelo fato de o organismo se adaptar a um nível habitual de solicitação, os efeitos do treinamento revertem-se, caso o indivíduo torne-se inativo ou, em outras palavras, os efeitos do treinamento são transitórios e reversíveis. Sendo assim, o organismo pode adaptar-se à inatividade.

O conceito de reversibilidade defende que a suspensão ou a redução do treinamento levam ao reajuste dos sistemas corporais, de acordo com o estímulo fisiológico diminuído, acarretando o destreinamento. Após apenas uma ou duas semanas de destreinamento, podem ocorrer reduções significativas na capacidade tanto metabólicas quanto de trabalho, e muitos dos aprimoramentos induzidos pelo treinamento são perdidos dentro de alguns meses.

Estudos mostram que apenas 20 dias consecutivos de interrupção no treinamento acarretam uma perda de 25% na capacidade do organismo de captar, transportar e utilizar o oxigênio (redução no desempenho aeróbico) e que apenas duas semanas acarreta uma perda de 12% na força muscular (perda de força).

Por outro lado, um fator positivo é que os aumentos de força e capacidade aeróbica, conquistados com o treinamento, podem ser mantidos até mesmo quando sua frequência é reduzida para apenas uma ou duas sessões por semana.       

Sendo assim, o ideal ao iniciar um treinamento, seja ele para melhora do desempenho ou para manutenção da saúde, é procurar dar continuidade ao mesmo.

HIDRATAÇÃO

Para um bom desempenho físico durante a prática esportiva é necessário que o calor produzido seja dissipado de maneira eficiente e precisa. Um dos mais importantes mecanismos de eliminação do calor é a sudorese ou transpiração que é a perda de líquidos através da pele. Se essa perda não for compensada a irrigação no músculo que está sendo exercitado perde sua eficiência e, como conseqüência, ocorre a fadiga, câimbras e a diminuição do desempenho. No pós exercício, altas temperaturas corporais também podem acarretar queda na função do sistema imunológico, deixando os atletas mais vulneráveis a infecções virais.

Assim, hidratar-se corretamente antes, durante e depois da atividade física é fundamental para quem se exercita regularmente.

É sempre importante estar bem hidratado antes do início da atividade, mas deve-se considerar que há outros fatores envolvidos no processo de desidratação. Ambientes quentes e úmidos aumentam a eliminação do calor pela sudorese, e a umidade diminui a eficiência da evaporação. O tipo de vestimenta também influência na perda de água, fazendo com que seja necessário ingerir maior ou menor quantidade de líquidos. Recomenda-se a ingestão de 250 a 500 ml de água aproximadamente 1 hora antes da atividade física intensa.

Durante a prática esportiva a hidratação é um fator determinante no desempenho atlético. A sede não é um indicador confiável acerca das reais necessidades do organismo, porque só se manifesta quando o corpo já se encontra em um estado avançado de desidratação. O ideal é beber em torno de 200 ml de água a cada 15 minutos para compensar a perda de líquidos pela sudorese.

Após o treino é importante repor a perda de líquidos durante a atividade. Considerando que a eliminação de líquidos faz com que também haja perda de sódio e potássio, bebidas isotônicas também são consideradas boas opções para repor as substâncias eliminadas, mas atenção ao seu uso excessivo. As recomendações devem ser avaliadas de acordo com as características de cada indivíduo.

OS PERIGOS DO SEDENTARISMO - atenção ao seu filho...

A incidência da inatividade física no Estado de São Paulo é maior do que outros fatores de risco como hipertensão arterial, obesidade, tabagismo e alcoolismo, ou seja, sedentarismo é o inimigo número um de saúde pública como confirmado pela OMS. A prevalência de obesidade na infância e na adolescência tem se tornado uma preocupação constante entre educadores e profissionais de saúde pública sendo que a alimentação inadequada somada à inatividade física são os fatores que provocam esse quadro preocupante. No município de Ilhabela-S.P., uma pesquisa - em um período de 20 anos - realizada pelo CELAFISCS, revela um incremento na adiposidade de 18,1% e 31,8% em meninas e meninos respectivamente, além da diminuição da força de membros inferiores e superiores.

Em uma pesquisa realizada pela UNICEF em 2002 com 5280 adolescentes brasileiros entre 12 e 17 anos de idade mostrou que 62% dos meninos e somente 32% das meninas praticam esportes como atividades de lazer. Atividades de lazer que são mais sedentárias como assistir TV, ouvir música e ir passear na casa de amigos aparecem como principais atividades de lazer desses adolescentes. Interessante que durante uma intervenção realizada pelo programa Agita São Paulo durante um ano em uma escola particular mostrou que a participação das meninas em atividades físicas vigorosas aumentou significativamente de 4,5% para 37,5%.

Outro fator, que agrava essa situação, é que esses escolares de 7 a 18 anos de idade, provenientes de escolas particulares e públicas, gastam em média 4 horas por dia assistindo TV.

Paralelo ao tempo de TV foi determinado a aptidão física das mesmas crianças. Os resultados apontaram para uma relação inversa entre o tempo de permanência em frente à TV e a aptidão física: MAIOR TEMPO DE TV, PIOR POTÊNCIA AERÓBICA, FORÇA MUSCULAR, VELOCIDADE E MAIOR QUANTIDADE DE GORDURA CORPORAL

Em 2003 a Associação Americana do Coração posicionou-se oficialmente recomendando a promoção da atividade física no período escolar como forma de prevenir as doenças cardiovasculares na adolescência e na vida adulta. É reforçada a necessidade de diminuir as atividades sedentárias, sugerindo no máximo 2 horas de TV por dia sendo que as crianças e adolescentes devem acumular pelo menos 60 minutos de atividades física diárias de intensidade moderada para vigorosa, além de participar das aulas de educação física ministradas na semana.

Estudos mostram que os pais têm uma influência importantíssima no nível de atividade física dos filhos: se a mãe for ativa o filho tende a ser 2 vezes mais ativo; se o pai for ativo o filho é 3,5 vezes mais ativo e se o pai e a mãe forem ativos o filho será quase 6 vezes mais ativo do que as crianças de pais sedentários. Ainda os dados apresentam que o estilo de vida na idade adulta é determinado em parte já no período infantil. Portanto, crianças sedentárias são adultos potencialmente sedentários.

Conhecendo seu METABOLISMO!

Você já deve ter ouvido diversas vezes a palavra "metabolismo", mas o que ela significa? Básica e resumidamente é o processo de converter alimento em energia, é a velocidade que seu corpo queima calorias. O metabolismo ocorre nos seus músculos e órgãos e o resultado é a queima de calorias. Ele varia de pessoa para pessoa, ou seja, é totalmente individual. Você, seu amigo e seu vizinho, todos naturalmente queimam calorias em velocidades diferentes, tornando, assim, impossível saber a quantidade de calorias adequada a ser consumida em um dia tendo como base apenas o peso corporal. Algumas pessoas tem um metabolismo muito rápido, não tendo problemas para perder peso, mas sim dificuldades para ganhar. Grande parte das pessoas que se enquadram nesta categoria são muito magras e tem um percentual de gordura muito baixo.

Por outro lado, a maioria das pessoas não tem um metabolismo tão rápido assim, ou seja, tem dificuldade em perder peso e acabam engordando, pois o corpo resiste a “queimar” calorias.

Quando você está sentado vendo seu programa de televisão favorito, seu corpo queima uma determinada quantidade de calorias. A pessoa com metabolismo rápido queima mais calorias durante o período de descanso do que a pessoa com um metabolismo lento, o que permite a ela ter um percentual de gordura mais baixo.

Como as pessoas com metabolismo lento resistem a gastar calorias, é imperativo que tanto a dieta quanto os exercícios físicos sejam feitos de forma regular e saudável. Um treinamento de musculação, por exemplo, ajuda a aumentar a massa magra (músculos) aumentando assim seu metabolismo, já que músculos são metabolicamente mais ativos.

Não importa se você é muito magro e tem dificuldades para ganhar massa ou se você engorda com facilidade e deseja ganhar mais definição muscular; a resposta para seus problemas é um programa de treinamento e dieta adequados. A grande verdade é que só existe um caminho para você mudar seu visual de forma definitiva e saudável - é o conhecimento e a força de vontade. Confusão é seu único obstáculo – mexa-se e comece agora a experimentar em seu próprio corpo a sensação de se tornar uma pessoa melhor a cada dia! Não perca mais tempo.

EXERCÍCIO FÍSICO E SONO!

Muitos já ouviram dizer que exercício físico regular melhora a qualidade do sono.

Mas por que isto acontece?

Chega a ser quase um contra-senso o fato de que, num mundo onde o tempo é escasso, nós passemos metade dele dormindo, ou ainda, que haja pessoas que, iludidas pelos valores da sociedade industrial, esforçam-se por reduzir o número de horas de sono diário. Porém somente notamos a importância do sono no momento em que tentamos “driblá-lo” ou quando apresentamos algum distúrbio do sono. Dormir é uma necessidade fisiológica onde ocorrem vários processos metabólicos que, se alterados, podem afetar o equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e no longo prazo. Uma série de problemas vem sendo relacionados a distúrbios do sono e, ao mesmo tempo, estudos têm demonstrado que o exercício físico pode trazer muitos benefícios para a melhora da qualidade do sono.

De uma maneira muito simplificada, o sono pode ser dividido em 5 fases: 1 e 2 (superficiais), 3 e 4 (profundos) e 5 (sono REM). As fases 1 e 2 são consideradas fases de início do sono (sonolência com presença de informações do meio externo) ou transição onde a temperatura e os batimentos começam a diminuir. Os estágios 3 e 4 são considerados primordiais para a recuperação física, sendo o sono mais profundo. Por fim, a fase 5 ou fase dos movimentos rápidos dos olhos está intimamente ligada à restauração da função psíquica ou mental (restauração cognitiva e de memória). É a fase do sono na qual os sonhos acontecem.

Alguns distúrbios do sono tem a ver com um período de latência muito extenso para se atingir os estágios 3 e 4, podendo comprometer seriamente a saúde, uma vez que durante estas fases do sono é que são produzidos alguns hormônios que desempenham papéis vitais no funcionamento de nosso organismo. Outros casos apresentam um aumento desproporcional do estágio REM que compromete a restauração corporal.

Exercícios físicos regulares têm contribuído de forma muito eficaz no combate a alguns destes distúrbios. O exercício físico regular facilita o início dos estágios 3 e 4, melhora o equilíbrio entre a fase REM e os outros estágios, além de minimizar a apnéia durante o sono – que geralmente está associada a um excesso de peso corporal. Além disso, os exercícios facilitam os disparos de início do sono, aumentam a necessidade de restauração corporal em virtude do gasto energético durante o exercício, acarretando em uma necessidade de mais tempo total de sono e diminuem a ansiedade e depressão do dia-a-dia.


Mas qual é a quantidade ideal de horas de sono? Embora essa necessidade seja uma característica individual, a média da população adulta é de 6 a 8 horas de sono diárias. Estudos provam que quem dorme menos do que o necessário tem menor vigor físico, envelhece mais precocemente, está mais propenso a infecções, à obesidade, à hipertensão e ao diabetes.


Portanto, faça exercícios físicos regularmente e tenha uma boa noite de sono...