Cuidado com o exagero de líquidos durante as refeições!


Você já deve ter ouvido dizer que ingerir líquidos durante as refeições: “dificulta a digestão”;  “dá barriga”; “engorda” e outras tantas. O que é verdadeiro dentre estas crenças?
Nosso estômago é bastante dinâmico e se adapta aos nossos hábitos por exemplo. Se você iniciar um consumo elevado de alimentos em todas as refeições ele terá sua capacidade aumentada suportando assim maior quantidade de alimento. Desta forma ao consumirmos líquidos nas refeições estaremos impondo ao estômago que se adapte a este volume (líquido + alimento) que repercutirá em aumento do tamanho físico deste órgão.
Um volume grande de alimento + líquido pode trazer a sensação de desconforto gástrico, que repercute em algumas pessoas com mal estar. Esta situação de plenitude gástrica (estômago cheio) já foi sentida por todos nós. Por exemplo, quando sentimos muita sede e consumimos grandes volumes de líquido seguidamente em curto espaço de tempo.
Estudos clássicos demonstram que a ingestão de líquidos junto com as refeições não prejudica a digestão, principalmente porque a digestão não ocorre apenas no estômago, ela se prolonga até o intestino. Alguns pesquisadores acreditavam que ao consumir muito líquido durante a refeição, parte do ácido clorídrico presente no estômago seria diluído comprometendo assim a digestão. Entretanto isto não ocorre, parte do líquido consumido é utilizada para a própria síntese deste ácido que tem sua concentração extremamente controlada pelo organismo (salvo em algumas enfermidades). Isto quer dizer que não ocorre comprometimento da capacidade digestiva pela diluição gástrica. Alguns estudos têm demonstrado até melhora da ação de enzimas digestivas na presença de componentes presentes em algumas bebidas como polifenóis.
A pergunta que resta é: ESTE CONSUMO PODE ENGORDAR? A resposta a esta indagação é: DEPENDE. Pela água não, pois esta não fornece energia. Porém, se a bebida for composta com outros nutrientes como carboidrato, proteína, lipídeo ou álcool, a resposta é sim.
Desta forma a recomendação é, NÃO EXAGERE, se você tem o hábito de ingerir líquidos durante a refeição, não há qualquer problema desde que o volume não seja exagerado (cerca de 250mL por refeição é suficiente). Tome cuidado também com o valor calórico da bebida a ser ingerida!

O verão está chegando...



... Aproveite para iniciar um programa de atividades físicas!
Estabeleça uma META!
Procure um PROFISSIONAL ESPECIALIZADO!
MEXA-SE!

SUA SAÚDE AGRADECE!

EVOLUÇÃO?! HUMANA

IDÉIAS ERGONÔMICAS...


FACILITARIA A VIDA DE MUITA GENTE!

www.diamundialdodiabetes.org.br

Principais sintomas do DIABETES

Exercícios trazem grandes benefícios para os diabéticos, confirma estudo


Os diabéticos que fazem exercícios regularmente e tentam perder peso podem ter melhor qualidade de vida física e mental do que as pessoas que não têm a doença - mesmo que os não-diabéticos tenham esses mesmos hábitos -segundo estudos apresentados no Encontro da International Society for Pharmacoeconomics and Outcomes Research, nos Estados Unidos. “O controle do peso e os exercícios são tratamentos autocontrolados importantes para pacientes com diabetes mellitus tipo 2”, ressaltaram os autores, acrescentando que ambos estão associados ao controle da glicose e à melhora da qualidade de vida dos pacientes.

Na recente pesquisa, os participantes de um “estudo americano para ajudar a melhorar a avaliação precoce e o controle dos fatores de risco que levam ao diabetes” relataram se tinham tentado perder peso nos 12 meses anteriores e se estavam se exercitando regularmente por mais de seis meses. Eles ainda completaram pesquisa de qualidade de vida um ano mais tarde, enquanto os pesquisadores avaliaram condição física e mental dos voluntários, considerando idade, gênero, etnia, escolaridade, renda, índice de massa corporal e estado da doença.

De acordo com os especialistas, entre os diabéticos, 71% relataram tentativas de perder peso nos últimos 12 meses e 20% se exercitavam regularmente há seis meses; entre os voluntários que não tinham a doença, 64% haviam tentado emagrecer, e 25% faziam atividades físicas regulares. E as análises mostraram que o fato de tentar perder peso não estava associado a melhoras significativas nos escores físicos, mas se relacionava ao crescimento nas medidas de função mental no ano seguinte; e o hábito de se exercitar foi associado a uma melhora tanto física quanto mental entre os pacientes.

“Os respondentes com diabetes mellitus tipo 2 que relataram se exercitar regularmente tinham, significativamente, melhor qualidade de vida física, comparados aos respondentes sem diabetes que se exercitavam regularmente”, resumiram os pesquisadores. “Os respondentes com diabetes que relataram tentar perder peso ou se exercitar regularmente por mais de seis meses tinham melhor qualidade de vida mental, comparados aos respondentes sem diabetes que tentaram perder peso”, completaram, destacando a necessidade de mais estudos para desvendar as razões desses resultados.

Fonte: 15th Annual International Meeting of the International Society for Pharmacoeconomics and Outcomes Research. The Ispor Outcomes Research Digest. ID: 23727.

Combinação de diabetes e depressão é fatal para as mulheres, diz estudo


Mulheres que sofrem, ao mesmo tempo, de depressão e diabetes parecem ter um risco muito maior de morrer em um período de seis anos, segundo estudo publicado na edição de janeiro da revista científica Archives of General Psychiatry. E, para essas mulheres, os riscos seriam altos principalmente de morte por problemas cardiovasculares.

De acordo com especialistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, a depressão afeta 15 milhões de americanos a cada ano, e mais de 23,5 milhões de pessoas têm diabetes, com os sintomas de depressão atingindo entre um quinto e um quarto dos diabéticos. E as estatísticas mostram que o diabetes e suas complicações são as principais causas de morte no mundo.

Avaliando mais de 78 mil mulheres com idades entre 54 e 79 anos, os pesquisadores descobriram que, comparadas às mulheres que não tinham nenhuma das duas doenças, aquelas com depressão tinham 44% maior risco de morte, e aquelas com diabetes 35% mais chances de morrer em um período de seis anos. Considerando apenas mortes por doença cardiovascular, as mulheres com diabetes tinham 67% maiores riscos, aquelas com depressão tinham 37% maior mortalidade, e as participantes que apresentavam ambas as condições tinham 2,7 vezes mais chances de morrer durante o estudo.

Os pesquisadores ressaltam que os mecanismos envolvidos no aumento do risco de morte associado à combinação de depressão e diabetes ainda não estão claros. “É geralmente sugerido que a depressão está associada a um pior controle glicêmico, ao maior risco de complicações do diabetes, pior adesão do paciente ao controle do diabetes e isolamento da rede social”, explicam. Além disso, ambas as condições são associadas a comportamentos prejudiciais à saúde, como tabagismo, sedentarismo e má alimentação.

“Considerando o tamanho da população que poderia ser afetada por estas duas doenças prevalentes, uma análise mais aprofundada é necessária para o desenvolvimento de estratégias destinadas a oferecer tratamento psicológico adequado e apoio entre aqueles com condições crônicas de longa data, como o diabetes”, concluíram os autores.

Fonte: Archives of General Psychiatry. Janeiro de 2011.

DIA MUNDIAL DO DIABETES

14 DE NOVEMBRO

Nesta segunda-feira (14) é celebrado o dia mundial do diabetes, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a doença, enfatizando a importância da prevenção e do bom controle. A data, também conhecida como Dia Azul é celebrada no mundo todo com iluminação azul em monumentos e prédios públicos para chamar a atenção à doença e campanhas de conscientização e medição de glicemia gratuita em locais públicos para informar a população durante todo o mês de novembro.

Sobre a Doença
O diabetes tem crescido no mundo, junto com o aumento da obesidade e as doenças relacionadas ao estilo de vida moderno. A forma mais comum do diabetes é o tipo 2, que acomete principalmente pessoas mais velhas e com sobrepeso ou obesidade. Este tipo de diabetes pode passar muito tempo sem ser diagnosticado, por isso muitos diabéticos recebem o diagnóstico ao apresentar os sintomas das complicações características da doença, como insuficiência renal, dificuldade de cicatrização, problemas de visão, perda de sensibilidade nos pés entre outros.
Para evitar as complicações do diabetes é necessário o diagnóstico precoce e o bom controle. As campanhas de medição de glicemia em locais públicos auxiliam o diagnóstico e ajudam a chamar a atenção à doença, com distribuição de informativos sobre os sintomas, o tratamento e a prevenção do diabetes, que pode ser feita com boa alimentação e exercícios.
A data de celebração do Dia Mundial do Diabetes foi escolhida devido ao nascimento do cientista canadense Frederick Bantin que, em parceria com Charles Best, foi responsável pela descoberta da insulina, em outubro de 1921. Dois anos mais tarde, Banting recebia o Prêmio Nobel de Medicina por esta descoberta e pela aplicação da insulina no tratamento das pessoas com diabetes.


Em São Paulo, o dia será celebrado em diversas iniciativas pela cidade. A Associação de Diabetes Juvenil (ADJ) promove, de 9 a 14 de novembro, testes de glicemia gratuitos acompanhados de orientações em diabetes no Shopping Boulevard Tatuapé. O objetivo é orientar as pessoas sobre prevenção em diabetes tipo 2, já que 90% dos casos diagnosticados correspondem a este tipo, no dia 14 será lançado, em parceria com os correios, um selo comemorativo do Dia Mundial do Diabetes. Acompanhando essa ação, durante todo o mês de novembro, no 2º piso do mesmo shopping, haverá a exposição Sem Açúcar, com afeto, que reúne obras de 15 artistas plásticos, pertencentes à Associação Brasileira de Artistas Plásticos de Colagem (ABAPC), que aderiram a campanha, oferecendo sua arte com obras alusivas ao símbolo e à cor da campanha do Dia Mundial do Diabetes – um círculo azul.

SUSTENTABILIDADE


ERGONOMIA É IMPORTANTE


CUIDADO!!