Dormir brevemente após o almoço pode representar uma melhoria significativa na produtividade e na qualidade de vida do trabalhador. De acordo com um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, cochilar por no máximo 30 minutos, entre as 12 e as 15 horas, melhora o rendimento no trabalho!
Ao contrário do que muita gente pensa, o sono que bate logo depois do almoço não é só conseqüência da ação da alimentação na hora do almoço, mas sim um instinto natural do nosso organismo, que reage assim que nossas reservas de energia caem. O almoço deixa nosso organismo um pouco mais lento já que o processo de digestão requer certo gasto energético para se concretizar. Juntando a baixa de energia natural e biológica que sofremos na hora do almoço, com a pequena moleza típica da digestão, ficamos mais sonolentos, mas o processo digestivo interfere muito pouco na sonolência que sentimos.
A soneca ainda fortalece a capacidade de pensamento e de absorção de novas informações, diminui os riscos de ataque cardíaco e aumenta a concentração reduzindo, consequentemente, o número de acidentes de trabalho.
Sendo assim, arrume um cantiho no seu trabalho e boa soneca!! Mas cuidado com sua postura ao cochilar, hein!!