Como se posicionar em frente ao computador (parte I)

As dicas a seguir são para as pessoas que passam horas e horas olhando para um monitor, abstraindo-se do mundo ao seu redor e, com certeza, esquecendo que sua cabeça só está ali parada porque tem um corpo a sustentando. E na maioria das vezes este corpo é obrigado a ficar em cada postura que é melhor nem comentar para não me estender muito no assunto.
Vale ressaltar que vou dar dicas básicas, não excluindo a necessidade de uma análise mais rigorosa do seu local de trabalho, como altura da mesa, altura da cadeira, tempo que você permanece em frente a máquina, organização, entre outros.
ü  MONITOR - Ajuste o monitor para que fique bem de frente aos seus olhos com o limite superior da tela na projeção horizontal dos seus olhos. Atenção aos reflexos provindos de luminárias e janelas. Procure eliminá-los!
ü  CADEIRA - Use uma cadeira ergonomicamente correta, ou seja, com espumas nem tão densas nem tão macias, com regulagens de altura do assento e no encosto. Se possível com apoio para os braços, evitando esforço excessivo da articulação dos ombros. A altura correta de sua cadeira é aquela em que seus cotovelos estejam na altura do tampo da mesa. Após este ajuste, caso seus pés não fiquem bem apoiados, providencie uma apoio para os pés.
ü  MESA DE TRABALHO – Atenção a altura de sua mesa. Ela deve ter um bom espaço para as pernas (evite colocar a CPU neste espaço), bordas arredondadas e um espaço considerável para o teclado, mouse e objetos de uso contínuo. Evite posicionar o teclado e o mouse distantes do corpo para não sobrecarregar os membros superiores. Os objetos de uso constante devem ser posicionados próximos. E, caso seu trabalho envolva leitura freqüente de texto ou consulta a documentos, arranje um suporte para documentos e coloque o texto o mais próximo possível do monitor, de forma que o deslocamento de pescoço seja pequeno.
OBS.: se você trabalha com notebook, providencie um apoio para o mesmo e um teclado e mouse externos, seguindo as mesmas dicas anteriores.
Em breve, dicas da sua postura, pausas e exercícios para aliviar a tensão...
Obrigado!