Mulheres... cuidado com o abuso do salto alto!


Salto alto e varizes

Na prática, muitas mulheres sabem que o uso do salto alto usado por longos períodos, pode dar origem a um cansaço nas pernas e ate câimbras quando tiram o sapato de noite. A pergunta é se esses saltos também causam varizes e outras doenças venosas como vasinhos superficiais na pele, flebites ( inflamação das veias) e até mesmo tromboses (entupimento das artérias e não só veias).

O sangue chega às pernas pelas artérias e volta pelas veias. Esse fenômeno, chamado de retorno venoso, no ser humano é fundamental na circulação, pois o sangue desce fácil, mas subir contra a lei da gravidade (para chegar aos pulmões para ser oxigenado) precisa de um estimulo que é dado pelos músculos da barriga da perna (mais conhecida como panturrilha). Quando a pessoa anda, a panturrilha funciona como se fosse uma bomba ou um coração acessório. A origem da maioria das doenças venosas é a sobrecarga ou a desorganização desse retorno venoso por algum obstáculo, pois acumula um grande volume residual de sangue nas veias dilatando-as, o que se constitui veia varicosada (dilatada). Isso acontece por exemplo na gravidez, período que surgem as varizes e depois desaparecem no pos parto de algumas mulheres e outras não. O organismo então é obrigado a procurar outras veias mais profundas para levar o sangue aos pulmões. 

O uso do salto alto pode prejudicar esse retorno venoso, uma vez que com este acessório os pés não fazem o movimento natural da marcha e, consequentemente, as panturrilhas não se contraem da forma correta. Com isso o sangue não é bombeado com eficiência para cima podendo levar a pessoa a desenvolver varizes.

Dicas: 
1 - Não fique muito tempo com o salto. 
2 - Quando estiver sentada no escritório, retire o sapato e encoste a planta dos pés no chão;
3 - Seguindo a dica anterior, movimente os pés descalços, retirando o calcanhar do chão e retornando por diversas vezes. (esse movimento ativa a musculatura das panturrilhas);
4 - No final do dia faça massagem nas panturrilhas para reativar a circulação no local e coloque as pernas para o alto por 10 minutos.