Saiba como agir em algumas situações de emergência (Acidentes)

Do UOL Ciência e Saúde
Em São Paulo
Para ajudar alguém que corre perigo, é preciso manter a calma e assumir o controle da situação. É sempre útil manter na bolsa ou no celular os telefones do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) - 192, que levará a vítima para o hospital mais próximo, e do Corpo de Bombeiros - 193. Além disso, tenha sempre por perto o telefone do médico de família, ou do serviço de atendimento do seu plano de saúde, se for o caso.
Após solicitar o socorro, ou pedir que alguém solicite enquanto você socorre a pessoa que está em perigo, alguns procedimentos podem ser cruciais para a sobrevivência da vítima. Veja como agir em algumas situações de emergência:

Acidentes

  • As vítimas de trauma requerem técnicas específicas de manipulação, pois qualquer movimento errado pode piorar o seu estado. Portanto, não toque na vítima. Só retire o acidentado do local do acidente se houver risco de vida para ele ou para o socorrista (ex: risco de explosão, ou se a estrada é perigosa e não há como sinalizar). Acidentados presos em ferragens só devem ser retirados pela equipe de atendimento emergencial
  • Se possível, obtenha a colaboração de outras pessoas dando ordens claras e concisas. Identificar pessoas que se encarreguem de contatar o atendimento de emergência, avisar a polícia (se necessário), desviar o trânsito ou construir uma proteção provisória
  • Evite o contato direto com sangue, secreções, excreções ou outros líquidos
  • Se o acidentado estiver consciente, tente tranquilizá-lo

* Fontes: Guia SUS do Cidadão (www.saude.rj.gov.br), "Manual de Primeiros Socorros" (Núcleo de Biossegurança - Fundação Oswaldo Cruz), site Boa Saúde (http://boasaude.uol.com.br) e Prof. Dr. José Mauro da Silva Rodrigues (PUC - Pontifícia Universidade Católica de Sorocaba -SP).