ABSENTEÍSMO E SAÚDE

A pesquisa "Retratos da Sociedade Brasileira: Saúde Pública", aponta que 35% dos trabalhadores perderam pelo menos um dia de trabalho no ano por motivos relacionados à saúde, ou seja, um trabalhador a cada três. Já 7% dos cerca de 2 mil entrevistados relataram ter perdido pelo menos um dia de trabalho nos últimos 12 meses devido a acidente de trabalho.
Esses dados apontam que a sociedade como um todo está perdendo! Os trabalhadores sofrem os impactos sociais, econômicos e na sua qualidade de vida. As empresas diminuem sua produtividade e competitividade, além de aumentarem custos de produção, com saúde e impostos como alíquota do FAP.
É preciso empenho de todas as partes envolvidas na PREVENÇÃO para efetiva redução das doenças e dos acidentes indo além da obrigação legal.
A cultura da prevenção em matéria de segurança e saúde deixa a desejar por questões de gestão, previsão, planejamento e empenho não só dos empresários, como também da representação dos trabalhadores e das instituições responsáveis pela formação pública e privada e, pela vigilância e fiscalização.