Não deixe sua saúde de lado!

O interessante da vida é que gastamos saúde para ganhar dinheiro e mais cedo ou mais tarde iremos gastar o dinheiro que ganhamos para recuperar a saúde que gastamos!


Na teoria, tudo parece bem simples e fácil, mas na prática, os profissionais não têm tempo para se dedicar as atividades físicas como gostariam.

A prática de exercício físico é importante no cotidiano dos profissionais, pois aumenta a qualidade de vida e o fôlego, evita doenças e dá mais energia, com isso a pessoa tem mais energia para trabalhar, certo? 

Uma pesquisa realizada recentemente pelo especialista em Administração do Tempo e Produtividade, Christian Barbosa, revelou quais atividades as pessoas mais deixam de fazer. Entre as quatro primeiras está a atividade física.

O maior empecilho para a prática de exercícios físicos é que o profissional acaba enxergando a atividade como uma obrigação e não como hobby. É aquela sensação que dá quando pensamos em ir para a academia: Putz! Que saco ter que sair para malhar! Neste caso, o lazer virou obrigação, e assim mais cedo ou mais tarde a pessoa irá desistir.

Dicas

Para evitar que isso aconteça tenha “experiências de esporte”, ou seja, pensar em uns três ou quatro esportes/atividades com os quais haja uma identificação e agendar algumas aulas experimentais. Veja aquele que realmente lhe proporciona diversão e terá encontrado seu esporte. Quando cansar, repita o processo. O importante é não ficar parado!

Outra dica é utilizar os horários denominados como seguros. Se o seu trabalho  tem muitos imprevistos com hora somente para entrar, procure exercitar-se pela manhã, pois no fim do dia será uma desculpa atrás da outra. Não tem pique para treinar de manhã?! Estenda um pouquinho seu horário de almoço (30 minutinhos de caminhada antes de almoçar já está valendo). Mas, o ideal, para evitar as desculpas, é fazer o exercício físico em horários alternativos como bem à noite ou logo cedo, além de sábado e domingo. É! Final de semana também conta, afinal são dois dias "livres"!

Se o problema for o excesso de viagem a trabalho, utilize a academia do hotel em que tiver hospedado ou levar uma corda de pular na mala e fazer uns 20 minutos do seu exercício. Quando a gente realmente gosta de algo, tempo não é desculpa.

Por fim, não se esqueça, a prática de exercícios físicos deve ser bem leve no começo. Não adianta achar que logo de início você será um campeão de qualquer coisa. Se pegar muito forte no começo, você pode se desestimular. Comece devagar e vá aumentando o ritmo à medida que obtiver resultados. Outra coisa que funciona é estabelecer um objetivo para os primeiros seis meses de sua atividade física, como perder tantos quilos ou correr determinada distância.