Conhecendo seu METABOLISMO!

Você já deve ter ouvido diversas vezes a palavra "metabolismo", mas o que ela significa? Básica e resumidamente é o processo de converter alimento em energia, é a velocidade que seu corpo queima calorias. O metabolismo ocorre nos seus músculos e órgãos e o resultado é a queima de calorias. Ele varia de pessoa para pessoa, ou seja, é totalmente individual. Você, seu amigo e seu vizinho, todos naturalmente queimam calorias em velocidades diferentes, tornando, assim, impossível saber a quantidade de calorias adequada a ser consumida em um dia tendo como base apenas o peso corporal. Algumas pessoas tem um metabolismo muito rápido, não tendo problemas para perder peso, mas sim dificuldades para ganhar. Grande parte das pessoas que se enquadram nesta categoria são muito magras e tem um percentual de gordura muito baixo.

Por outro lado, a maioria das pessoas não tem um metabolismo tão rápido assim, ou seja, tem dificuldade em perder peso e acabam engordando, pois o corpo resiste a “queimar” calorias.

Quando você está sentado vendo seu programa de televisão favorito, seu corpo queima uma determinada quantidade de calorias. A pessoa com metabolismo rápido queima mais calorias durante o período de descanso do que a pessoa com um metabolismo lento, o que permite a ela ter um percentual de gordura mais baixo.

Como as pessoas com metabolismo lento resistem a gastar calorias, é imperativo que tanto a dieta quanto os exercícios físicos sejam feitos de forma regular e saudável. Um treinamento de musculação, por exemplo, ajuda a aumentar a massa magra (músculos) aumentando assim seu metabolismo, já que músculos são metabolicamente mais ativos.

Não importa se você é muito magro e tem dificuldades para ganhar massa ou se você engorda com facilidade e deseja ganhar mais definição muscular; a resposta para seus problemas é um programa de treinamento e dieta adequados. A grande verdade é que só existe um caminho para você mudar seu visual de forma definitiva e saudável - é o conhecimento e a força de vontade. Confusão é seu único obstáculo – mexa-se e comece agora a experimentar em seu próprio corpo a sensação de se tornar uma pessoa melhor a cada dia! Não perca mais tempo.