HIDRATAÇÃO

Para um bom desempenho físico durante a prática esportiva é necessário que o calor produzido seja dissipado de maneira eficiente e precisa. Um dos mais importantes mecanismos de eliminação do calor é a sudorese ou transpiração que é a perda de líquidos através da pele. Se essa perda não for compensada a irrigação no músculo que está sendo exercitado perde sua eficiência e, como conseqüência, ocorre a fadiga, câimbras e a diminuição do desempenho. No pós exercício, altas temperaturas corporais também podem acarretar queda na função do sistema imunológico, deixando os atletas mais vulneráveis a infecções virais.

Assim, hidratar-se corretamente antes, durante e depois da atividade física é fundamental para quem se exercita regularmente.

É sempre importante estar bem hidratado antes do início da atividade, mas deve-se considerar que há outros fatores envolvidos no processo de desidratação. Ambientes quentes e úmidos aumentam a eliminação do calor pela sudorese, e a umidade diminui a eficiência da evaporação. O tipo de vestimenta também influência na perda de água, fazendo com que seja necessário ingerir maior ou menor quantidade de líquidos. Recomenda-se a ingestão de 250 a 500 ml de água aproximadamente 1 hora antes da atividade física intensa.

Durante a prática esportiva a hidratação é um fator determinante no desempenho atlético. A sede não é um indicador confiável acerca das reais necessidades do organismo, porque só se manifesta quando o corpo já se encontra em um estado avançado de desidratação. O ideal é beber em torno de 200 ml de água a cada 15 minutos para compensar a perda de líquidos pela sudorese.

Após o treino é importante repor a perda de líquidos durante a atividade. Considerando que a eliminação de líquidos faz com que também haja perda de sódio e potássio, bebidas isotônicas também são consideradas boas opções para repor as substâncias eliminadas, mas atenção ao seu uso excessivo. As recomendações devem ser avaliadas de acordo com as características de cada indivíduo.