Princípios Biológicos do Treinamento Físico

Princípio da Continuidade e Reversibilidade

Os princípios do treinamento físico são regras gerais, com base nas ciências biológicas e pedagógicas, cuja importância deve-se à influência deles na melhoria ou na manutenção da aptidão física. Existem basicamente nove princípios de treinamento que são imprescindíveis na elaboração e planejamento dos treinos, que são: princípio da individualidade biológica, da adaptação, da sobrecarga, do volume e intensidade, da continuidade e reversibilidade, da variabilidade, da especificidade, da conscientização e da saúde.

Todos estes princípios apresentam seu grau de importância na programação do treinamento, porém um princípio deixado muitas vezes de lado pelos praticantes de atividade física e que sem dúvida nenhuma interfere muito nos demais é o princípio da continuidade e reversibilidade.
    
Pelo fato de o organismo se adaptar a um nível habitual de solicitação, os efeitos do treinamento revertem-se, caso o indivíduo torne-se inativo ou, em outras palavras, os efeitos do treinamento são transitórios e reversíveis. Sendo assim, o organismo pode adaptar-se à inatividade.

O conceito de reversibilidade defende que a suspensão ou a redução do treinamento levam ao reajuste dos sistemas corporais, de acordo com o estímulo fisiológico diminuído, acarretando o destreinamento. Após apenas uma ou duas semanas de destreinamento, podem ocorrer reduções significativas na capacidade tanto metabólicas quanto de trabalho, e muitos dos aprimoramentos induzidos pelo treinamento são perdidos dentro de alguns meses.

Estudos mostram que apenas 20 dias consecutivos de interrupção no treinamento acarretam uma perda de 25% na capacidade do organismo de captar, transportar e utilizar o oxigênio (redução no desempenho aeróbico) e que apenas duas semanas acarreta uma perda de 12% na força muscular (perda de força).

Por outro lado, um fator positivo é que os aumentos de força e capacidade aeróbica, conquistados com o treinamento, podem ser mantidos até mesmo quando sua frequência é reduzida para apenas uma ou duas sessões por semana.       

Sendo assim, o ideal ao iniciar um treinamento, seja ele para melhora do desempenho ou para manutenção da saúde, é procurar dar continuidade ao mesmo.