EXERCÍCIO FÍSICO E SONO!

Muitos já ouviram dizer que exercício físico regular melhora a qualidade do sono.

Mas por que isto acontece?

Chega a ser quase um contra-senso o fato de que, num mundo onde o tempo é escasso, nós passemos metade dele dormindo, ou ainda, que haja pessoas que, iludidas pelos valores da sociedade industrial, esforçam-se por reduzir o número de horas de sono diário. Porém somente notamos a importância do sono no momento em que tentamos “driblá-lo” ou quando apresentamos algum distúrbio do sono. Dormir é uma necessidade fisiológica onde ocorrem vários processos metabólicos que, se alterados, podem afetar o equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e no longo prazo. Uma série de problemas vem sendo relacionados a distúrbios do sono e, ao mesmo tempo, estudos têm demonstrado que o exercício físico pode trazer muitos benefícios para a melhora da qualidade do sono.

De uma maneira muito simplificada, o sono pode ser dividido em 5 fases: 1 e 2 (superficiais), 3 e 4 (profundos) e 5 (sono REM). As fases 1 e 2 são consideradas fases de início do sono (sonolência com presença de informações do meio externo) ou transição onde a temperatura e os batimentos começam a diminuir. Os estágios 3 e 4 são considerados primordiais para a recuperação física, sendo o sono mais profundo. Por fim, a fase 5 ou fase dos movimentos rápidos dos olhos está intimamente ligada à restauração da função psíquica ou mental (restauração cognitiva e de memória). É a fase do sono na qual os sonhos acontecem.

Alguns distúrbios do sono tem a ver com um período de latência muito extenso para se atingir os estágios 3 e 4, podendo comprometer seriamente a saúde, uma vez que durante estas fases do sono é que são produzidos alguns hormônios que desempenham papéis vitais no funcionamento de nosso organismo. Outros casos apresentam um aumento desproporcional do estágio REM que compromete a restauração corporal.

Exercícios físicos regulares têm contribuído de forma muito eficaz no combate a alguns destes distúrbios. O exercício físico regular facilita o início dos estágios 3 e 4, melhora o equilíbrio entre a fase REM e os outros estágios, além de minimizar a apnéia durante o sono – que geralmente está associada a um excesso de peso corporal. Além disso, os exercícios facilitam os disparos de início do sono, aumentam a necessidade de restauração corporal em virtude do gasto energético durante o exercício, acarretando em uma necessidade de mais tempo total de sono e diminuem a ansiedade e depressão do dia-a-dia.


Mas qual é a quantidade ideal de horas de sono? Embora essa necessidade seja uma característica individual, a média da população adulta é de 6 a 8 horas de sono diárias. Estudos provam que quem dorme menos do que o necessário tem menor vigor físico, envelhece mais precocemente, está mais propenso a infecções, à obesidade, à hipertensão e ao diabetes.


Portanto, faça exercícios físicos regularmente e tenha uma boa noite de sono...