Você já se imaginou daqui a alguns anos?!

DIGA NÃO AO SEDENTARISMO

A grande maioria sabe que sou professor de Educação Física e, consequentemente, me preocupo com a minha e com a sua saúde! Por isso "cuido" da saúde dos meus alunos (personal training). Por isso abri uma empresa para "cuidar" da saúde dos trabalhadores. Por isso fiz este blog, para discutirmos tudo isso!

Mas nem sempre o que eu busco fazer é o suficiente. Não depende de mim se você vai ser uma pessoa saudável. Posso dar dicas, mostrar caminhos, mas cabe a você decidir como seguí-lo!

Ultimamente tenho visto muitos programas de rádio, de tv e de jornal incentivando as pessoas a adquirir hábitos de vida mais saudáveis. Mas ainda vejo muita gente sedentária, se alimentando mal e dormindo pouco!

Sedentarismo é definido como a falta, ausência e/ou diminuição de atividades físicas ou esportivas. Considerada como a doença do século, está associada ao comportamento cotidiano decorrente dos confortos da vida moderna. Pessoas que tem um gasto calórico reduzido semanalmente pela ausência da prática esportiva são consideradas sedentárias ou com hábitos sedentários. E uma pessoa sedentária corre muito mais risco de desenvolver doenças sérias como hipertensão arterial, diabetes, obesidade, aumento do colesterol, etc.

Outro ponto importante, e o principal que quero abordar, é que a inatividade física faz com que seus músculos diminuam mais rapidamente do que se você fosse uma pessoa ativa. A partir dos 30 anos nossa massa muscular já começa a cair, obviamente que bem lentamente. Mas essa queda se acelera abruptamente a partir dos 50 anos e se você continuar inativo vai sentir isso sabe quando? Quando ficar idoso. Dificuldade em levantar de uma cadeira, levantar da cama, a diminuição na velocidade do passo, problemas de equilíbrio, quedas e risco de fraturas são reflexos de fraqueza nas extremidades inferiores do corpo. Atividades que fazia com rapidez ficarão mais lentas. Falo isso até de um jeito que não gosto muito, mas é para conscientizá-lo a agir agora e não deixar para depois!

Mas o que fazer?! Trinta minutos de atividade contínua por dia já basta para tirá-lo do grupo dos sedentários! Exercícios em casa também são eficazes para começar... Posso dar dicas se você quiser! Vamos nos mexer mais!!

Faz parte da natureza envelhecermos, mas envelhecer com saúde depende só de VOCÊ!


Pense nisso!